segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Capítulo Primeiro – Creio em Deus Pai (cont.)

III.           Deus, “Aquele que é”, é verdade e amor
Em todas as suas obras, Deus mostra a sua benevolência, a sua bondade, a sua graça, o seu amor; e também a sua credibilidade, a sua constância, a sua fidelidade, a sua verdade. Ele é a verdade, porque Deus é luz e n’Ele não há trevas nenhumas (1 Jo 1,5).
Deus é verdade
Deus é a própria verdade, por isso é que as promessas de Deus se cumprem sempre, não pode enganar. Deste modo podemo-nos entregar com toda a confiança e em todas as coisas à verdade e fidelidade da sua palavra. A verdade de Deus é a sua sabedoria, que comanda toda a ordem da criação e do governo do mundo; só Deus pode dar o conhecimento verdadeiro de todas as coisas criadas na sua relação com Ele. Todo o ensinamento que vem de Deus é doutrina de verdade; quando enviou o seu Filho ao mundo foi para dar testemunho da verdade (Jo 18)
Deus é Amor
No decorrer da história, Israel descobriu que Deus só tinha uma razão para Se lhe ter revelado e o ter escolhido de entre todos os povos: o seu amor gratuito. O amor de Deus para com Israel é comparado ao amor de um pai para com o seu filho. Deus ama o seu povo mais do que um esposo ama a sua bem-amada; este amor vencerá as piores infidelidades e chegará ao mais precioso de todos os dons.
O amor de Deus é eterno. Deus é amor (1 Jo 4,8,16). Ao enviar o seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela o seu segredo mais íntimo: Ele próprio é permuta de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a tomar parte dessa comunhão.
IV.          Consequências da fé no Deus único
Crer em Deus, o Único, e amá-Lo com todo o nosso ser, tem consequências imensas para toda a nossa vida:
®     É conhecer a grandeza e majestade de Deus;
®     É viver em ação de graças;
®     É conhecer a unidade e verdadeira dignidade de todos os homens;
®     É fazer bom uso das coisas criadas;
®     É ter confiança em Deus, em todas as circunstâncias.
“Nada te perturbe,
Nada te espante, tudo passa
Deus não muda, a paciência tudo alcança
Quem a Deus tem nada lhe falta
Só Deus basta”
Santa Teresa de Jesus
 


Ler mais: http://anodafe2012.webnode.pt/metas/a3%C2%AA-meta/

Sem comentários:

Enviar um comentário