sábado, 29 de dezembro de 2012

4ª Meta (cont.)

I.              A catequese sobre a criação
A catequese sobre a criação diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã porque torna explícita a resposta da fé cristã às questões: “De onde vimos?”, “Para onde vamos?”, “Qual a nossa origem?”, “Qual o nosso fim?”. A inteligência humana é capaz de encontrar uma resposta para a questão das origens. A existência de Deus Criador pode ser conhecida pelas suas obras, graças à luz da razão humana, mesmo que tal conhecimento muitas vezes seja obscurecido e desfigurado pelo erro. Deste modo, a fé vem confirmar e esclarecer a razão na compreensão exata desta verdade.
A verdade da criação é tão importante para a vida humana que Deus, na sua bondade, quis revelar ao seu povo tudo quanto é salutar conhecer-se a esse propósito.  Para além do conhecimento natural, que todo o homem pode ter do Criador, Deus revelou progressivamente a Israel o mistério da criação. Deus, que escolheu os patriarcas, que fez sair Israel do Egipto e que, escolhendo Israel, o criou e formou revela-Se como Aquele a quem pertencem todos os povos da terra e toda a terra, como sendo o único que «fez o céu e a terra».
Assim, a revelação da criação é inseparável da revelação e da realização da Aliança de Deus, o Deus Único, com o seu povo. A criação é revelada como o primeiro passo para esta Aliança, como o primeiro e universal testemunho do amor omnipotente de Deus. Por isso, a verdade da criação é expressa com vigor crescente na mensagem dos profetas, na oração dos salmos e da liturgia, na reflexão da sabedoria do Povo eleito.
Entre tudo quanto a Sagrada Escritura nos diz sobre a criação, os três primeiros capítulos do Génesis ocupam um lugar único. Do ponto de vista literário, estes textos podem ter diversas fontes. Os autores inspirados puseram-nos no princípio da Escritura, de maneira a exprimirem as verdades da criação, da sua origem e do seu fim em Deus, da sua ordem e da sua bondade, da vocação do homem, e enfim, do drama do pecado e da esperança da salvação. Lidas à luz de Cristo, na unidade da Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja, estas palavras continuam a ser a fonte principal para a catequese dos mistérios do princípio: criação, queda, promessa da salvação.
Ano da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário