segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Segunda Secção – A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ

 
Os símbolos da fé
Quem diz Credo afirma: dou a minha adesão àquilo em nós cremos. A comunhão n fé tem necessidade de uma linguagem comum, normativa para todos e a todos unindo na mesma confissão da fé. Desde a origem a Igreja exprimiu e transmitiu a sua própria fé em fórmulas breves e normativas para todos. Também bem cedo quis recolher o essencial da fé em resumos orgânicos e articulados. A estas sínteses de fé chamamos profissões de fé porque resumem a fé professada pelos cristãos.
O símbolo divide-se em três partes: na primeira trata da Primeira Pessoa divina e da obra admirável da criação; na segunda, da Segunda Pessoa divina e do mistério da Redenção dos homens; na terceira, da Terceira Pessoa divina, fonte e princípio da nossa santificação.
As profissões ou símbolos de fé ajudam a abraçar e a aprofundar a fé de sempre, através dos diversos resumos que dela se fizeram. Entre todos os símbolos da fé, há dois que têm um lugar especial na vida da Igreja: o Símbolo dos Apóstolos e o Símbolo dito de Niceia – Constantinopla.
Este Símbolo é o selo espiritual (…), é a meditação do nosso coração e a sentinela sempre presente; é, sem dúvida, o tesouro da nossa alma (Santo Agostinho)
SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS
 
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra;
 
e em Jesus Cristo, seu único Filho,
nosso Senhor,
 
que foi concebido pelo poder
do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
 
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos Céus;
está sentado à direita de Deus Pai
todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar
os vivos e os mortos.
 
Creio no Espírito Santo; 
na santa Igreja Católica;
na comunhão dos Santos;
 
na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne;
na vida eterna.
Amen
 

Sem comentários:

Enviar um comentário