sexta-feira, 9 de março de 2007

Os Dez Mandamentos de um filho a seus pais



1 – As minhas mãos são pequenas, por favor, não esperem perfeição quando faço a cama, quando faço um desenho ou lanço a bola. As minhas pernas são pequenas, por favor, caminhem mais devagar para que eu vos possa acompanhar.


2 – Os meus olhos não viram o mundo como vocês já o viram, por favor, deixem-me explorá-lo, não me limitem desnecessariamente.


3 – O trabalho existirá sempre. Eu serei pequeno apenas durante um curto espaço de tempo, roubem um pouco do vosso tempo para me explicarem as coisas maravilhosas deste mundo e façam-no com alegria.


4 – Os meus sentimentos são frágeis, por favor, fiquem atentos às minhas necessidades. Não me repreendam o dia todo (não gostariam de ser repreendidos por ser tão duro). Tratem-me como gostariam de ser tratados.


5 – Sou uma dádiva especial de Deus, por favor, conservem-me como um tesouro como Deus quererá que o façam, respeitando as minhas acções, dando-me princípios e valores que me ensinem a viver, ensinando-me amorosamente.


6 – Para crescer, preciso do vosso apoio e do vosso entusiasmo, não das vossas críticas. Por favor, não sejam tão rigorosos, podem criticar as coisas que faço mas sem me criticarem a mim.


7 – Por favor, dêem-me liberdade para tomar decisões próprias. Permitam-me que erre, para que possa aprender com os meus erros. Assim um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida exigir de mim.


8 – Por favor, não façam tudo por mim. De alguma forma, isso faz- me sentir que os meus esforços não corresponderão às vossas expectativas. Eu sei que é difícil, mas deixem de me comparar com o meu irmão ou com a minha irmã.


9 – Não tenham medo de se afastar de mim por um tempito. As crianças precisam de férias dos pais, como os pais precisam de férias dos filhos.


10 – Levem-me à igreja ou dêem-me exemplos de vida espiritual. Sentirei prazer aprendendo.

1 comentário:

  1. Interessante ver referido que a prática religiosa é importante na educação!
    Na prática já o tinha visto. Amigos da minha filha educados "sem religião para poderem escolher, livremente, quando crescessem", diziam-se desorientados. Uma chegou a dizer-lhe:"tu, ao menos, tens uma religião e podes comparar e escolher; eu não sei qual escolher!..."

    ResponderEliminar