domingo, 11 de março de 2007

Leis do Diálogo



1 - “O diálogo nunca deve ser uma ventilação egocêntrica”. (J. Powell)

2 - O diálogo não é uma manipulação.
3 - “Os juízos são a morte do diálogo. Quando julgo, coloco-me sempre em atitude superior ao outro”. (J. Powell)

4 - O objectivo do diálogo nunca é o de vencer ou convencer, mas o de abrir-se ao outro, de me colocar desarmado na sua presença.
5 - No diálogo deve-se escutar a ponto de sofrer com o outro.
6 - Escutar é tentar alcançar o tesouro escondido no coração do outro.

7 - A regra completa de saber bem escutar deveria ser formulada deste modo: escutar mais com o coração do que com os ouvidos.

8 - Quando não há abertura no diálogo, é importante interrogarmo-nos sobre se a nossa conversa foi absolutamente honesta e sem segundas intenções.
9 - Quando as emoções dizem respeito ao outro (ressentimento, antipatia, vingança), é útil comunicar-lhas com humildade, acusando-nos a nós mesmos e não os outros.
10 - A palavra mágica do diálogo é: perdoas-me?

11 - É preciso respeitar as emoções do outro.

12 - As palavras que bloqueiam qualquer diálogo são, frequentemente, dois advérbios muito usados: “nunca” e “sempre”.

13 - Para aprender a arte do diálogo devo aprender também a comunicar as minhas alegrias.
14 - O fundamento de todo o diálogo é a existência de uma relação límpida com Deus. [1]


[1] "O Diálogo - reflexões comunitárias", Gráfica de Coimbra, 1986

1 comentário:

  1. Pois é... minha queridíssima mm~. Foi a muito custo, resultado de muitas cabeçadas, que percebi, enfim, o que é isso do diálogo...E nunca como hoje estive tão perto de ti e do pp´...Que felicidade é ter-vos redescoberto a tempo...a tempo de vos agradecer todos os dias, a cada momento que passa, tudo o que me ensinaram e ensinam...
    Para sempre vossa...

    ResponderEliminar