quarta-feira, 14 de março de 2007

As crianças, vítimas das separações[1]






Na Suécia realizou-se um amplo estudo epidemiológico, publicado recentemente na conceituada revista médica The Lancet (25.01.03) em que concluem que os filhos dos lares monoparentais, cada vez mais frequentes no mundo ocidental, têm mais riscos de sofrerem problemas psiquiátricos e adições do que aqueles que passam a infância e a adolescência em famílias unidas.


O estudo realizou-se com dados obtidos a partir da análise de quase um milhão de rapazes e raparigas – 65.000 filhos de pais separados e 921.000 de famílias unidas – ao longo de dez anos.


Recorreram a dados de clínicas e hospitais, e não a inquéritos, pelo que se considera um estudo muito bem realizado. Nele conclui-se que o número de doenças psiquiátricas se multiplica por 2,1 nas raparigas e 2,5 nos rapazes filhos de pais separados, em relação à sua frequência em famílias unidas.


Estes números multiplicam-se por 2 para as raparigas e 2,3 para os rapazes em relação às tentativas de suicídio, também quando comparadas com as de filhos de famílias não dissolvidas.


Mas é no uso do álcool e, sobretudo, nas drogas que a frequência se torna muito mais significativa: é 3,2 vezes maior nas raparigas e 4 nos rapazes filhos de pais separados, do que entre as famílias unidas.
Perante estes resultados, os investigadores suecos discordam dos autores que consideram as alterações de conduta e emocionais dos filhos do divórcio como circunstanciais e de consequências passageiras. Os dados obtidos, dizem os investigadores, casam melhor com as investigações mais recentes que detectam já transtornos a mais longo prazo.
Também não interpretam que estas consequências se devam só à falta de recursos, já que na Suécia só 10% das mulheres separadas estão na taxa da pobreza. Pelo contrário, pensam que a escassa dedicação de tempo e a falta do modelo paterno – sobretudo nos rapazes – são mais determinantes.



Por Angel Garcia Prieto,( Psiquiatra)
[1] www.catholic.net / www.piensaunpoco.com

Sem comentários:

Enviar um comentário