terça-feira, 7 de março de 2017

Aprender, refletindo e comunicando - I

  O processo de aprendizagem em qualquer fase da vida, pode ser definido, de forma sintética, como o modo de os seres adquirirem novos conhecimentos, desenvolverem competências e mudarem o comportamento. Assim, diz-se que há aprendizagem quando o comportamento sofre modificações aumentativas de caráter, mais ou menos permanentes, em resultado de uma atividade, de um adestramento particular ou de uma observação. De uma forma mais geral, aprender é adquirir conhecimentos sobre a base de representações repetidas.

      A aprendizagem não é um tipo específico de atividade. É uma mudança que ocorre no organismo, em consequência de diversos tipos de atividades, mostrando-se, mais tarde, como um pós-efeito destas: uma atividade posterior é diferente por causa de uma atividade anterior. Por isso, são tão numerosas as variedades da aprendizagem humana, como o são as diferentes experiências que o homem passa ao longo da vida. Não é, pois, um processo próprio da infância e da juventude.
      A aprendizagem constitui um dos terrenos mais frutíferos e ativos da experimentação psicológica que se justifica pela grande importância que tem em todas as formas e variedades da educação.

      Aprendizagem intelectual

      Ainda que cada passo de aprendizagem apresente um problema a resolver, é indubitável que, adquirir conhecimentos, é uma atividade de um nível psicológico mais elevado que o necessário para aprender habilidades sensório – motoras. Na aprendizagem intelectual, a consecução da meta tem de se realizar através de atividades específicas superiores: raciocínio, observação das relações, apreensão das ideias e generalização.
      Neste tipo de aprendizagem o papel da inteligência é fundamental: organiza e estrutura o material que deve ser apreendido. Este, salvo raras exceções, possui forma e significado; por isso, o principal valor educativo consiste em conseguir este significado. Pode dizer-se que quem aprende de forma lógica vai captando gradualmente o significado do material e, ao mesmo tempo, vai-o organizando e relacionando com outros conhecimentos que já tinha; quem o faz de uma forma mecânica é aquela pessoa que, sendo suficientemente inteligente para compreender o significado, não está devidamente interessada em lhe dedicar os seus esforços. Também aprende, mecanicamente, aquele a quem o material não suscita uma ressonância significativa na personalidade. A aprendizagem mecânica ocorre a cargo da memória.
      Uma importante função da escola e da orientação escolar, é ensinar a estudar, a fim de que os alunos apliquem os princípios de estudo eficaz, e saibam realizar uma aprendizagem lógica, mais que memorística pois, desde o ponto de vista da retenção do aprendido, o primeiro tem grandes vantagens sobre o segundo.
      A aprendizagem é o processo de alteração de conduta de um indivíduo, por condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação procurando informações para a aprendizagem; criador, por procurar novos métodos visando melhorar a própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro. Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada. Não há dúvida de que a motivação tem um papel primordial na aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender…
Maria Helena Marques
Prof. Ens. Secundário
                                                                                         

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