A pedagogia científica considera que a
aprendizagem ativa, em contraste com a aprendizagem passiva (ser instruído), é
psicologicamente mais adequada para conseguir maior rendimento e assimilação. A
aprendizagem depende das leis da motivação, da ativação da vontade de retenção,
do efeito positivo que traz consigo o conhecimento do êxito e da experiência
dos resultados satisfatórios, do exercício ou prática – que é indispensável – e
da organização do material apreendido, a fim de que esteja bem integrado no
esquema geral de conhecimento do sujeito.
Os factores que influenciam a
aprendizagem são muito variados, mas todos eles têm uma clara projeção para o
rendimento, aumentando-o ou diminuindo-o. Além dos fatores intelectuais já assinalados,
há que considerar fatores psicológicos pessoais como a atenção que se
considera, muitas vezes, “fator selectivo” com uma função fundamental; e as
atitudes de boa disposição que facilitam a aprendizagem.
Outros factores como as motivações e
incentivos são determinantes no processo de aprendizagem, porque têm sempre
repercussões positivas ou negativas...
As pressões sociais, sob qualquer forma,
são fatores condicionantes da aprendizagem e alargam-se a toda e qualquer
situação educativa. Salientamos, por exemplo: má nutrição, privação de
experiências precoces, códigos linguísticos familiares restritos e valores e
estratégias educativas inadequadas.
A personalidade do aluno que, exercendo ação
catalítica é determinante, uma vez que a força impulsora é a vontade inexorável
da pessoa de se ultrapassar ou de se atrair a si mesma. O dinamismo básico do
homem é a sua auto-realização.
Os factores didáticos: a experiência tem
vindo a demonstrar que determinados métodos modernos de ensino são mais
eficazes do que por exemplo, algumas técnicas tradicionais que, mesmo
excelentes, já fizeram a sua época...
Influências da globalização e do
desenvolvimento tecnológico
Vivemos um profundo e acelerado
processo de mudanças e transformações que nos têm desafiado a encontrar novas
maneiras de pensar e agir em muitas áreas da atividade humana. A globalização e
o desenvolvimento tecnológico fazem-nos cidadãos do mundo, alteram valores e
relações sociais, tendentes a transformar verdades absolutas em relativas e
trazem grande complexidade e incertezas...
A velocidade e o caráter permanente
destas mudanças, e a quantidade de informações disponíveis demandam do homem,
cada vez mais, uma nova postura e o desenvolvimento de habilidades para
conviver e compreender a sociedade, a chamada sociedade do conhecimento.
A habilidade mais importante na
determinação do padrão de vida de uma pessoa, já se tornou a capacidade de
aprender novas destrezas, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas
situações, de lidar com o inesperado.
Assim, com a valorização do conhecimento,
da criatividade e a exigência de novas habilidades e competências, torna-se
urgente continuar a repensar a educação, caraterizada como processo contínuo e
permanente. Educar para esta sociedade significa dominar e transcender os
recursos tecnológicos, desenvolver a capacidade de questionar, de analisar
criticamente e tomar decisões; desenvolver competências para enfrentar
situações inesperadas e desenvolver valores éticos e morais permitindo ao
cidadão harmonizar os conteúdos aprendidos na escola, com a cultura de um mundo
globalizado… Estas mudanças implicam novas fórmulas de conceber a educação,
pois o sentido da escola está na transformação da vida e da sociedade. Assim,
de uma educação que enfatizou durante anos a transmissão de conteúdos, a
instrução o “empurrar” informações para os alunos, devemos mudar para uma
educação que crie ambientes de ensino/aprendizagem, em que o educando é agente
ativo do seu processo de aprender, “puxa” informações, processa e constrói o
seu conhecimento por meio de atividades significativas e contextualizadas…
Esta
mudança aponta para um novo paradigma em educação, que enfatiza a aprendizagem como
processo contínuo de elaboração pessoal do conhecimento.
Maria Helena Marques
Prof.ª Ensino Secundário
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