sábado, 10 de janeiro de 2009

O valor do Exemplo



Reflexão sobre as intenções do Papa Bento XVI para o mês de Janeiro:


«Quando eu era um jovem estudante de filosofia, fiz amizade com um rapaz tanzaniano, convertido ao cristianismo que mais tarde estudou para ser padre. Eu estava desejoso de perceber como é que tinha sido a sua conversão. Que situações, em última análise é que convenciam as pessoas da verdade do apostolado cristão? O meu novo amigo explicou-me: "Foi a forma de vida dos missionários. Víamo-los entregando-se, cada dia, para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade através da educação, dos cuidados de saúde e de outras iniciativas pastorais. Não pareciam pedir nada em troca. Isso impressionou-nos e levou-nos a perguntar-lhes porque viviam assim, porque nos amavam assim, porque pareciam tão alegres e em paz com eles próprios e com o mundo. Foi então e só então que eles nos contaram sobre Jesus e o Seu amor e como procuravam mostrar-nos esse mesmo amor através da forma como viviam as suas vidas." Jesus, desde o começo da Sua vida terrena como bebé recém-nascido em Belém, entrou no nosso mundo silenciosamente, docemente, sem incomodar ninguém, sem nenhum plano a não ser o de mostrar o Seu amor no serviço. É este o segredo do êxito dos missionários. "Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.» (Jo 13, 35)

Sem comentários:

Enviar um comentário