quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Auto-estima



A auto-estima é a maneira como a pessoa se vê, isto é, o conceito que tem de si mesma. A auto-estima não está formada somente pelo que podemos ver no espelho, mas também inclui como se se sente em relação às próprias capacidades, qualidades, limites e amizades. Consiste em querer bem a si mesmo, valorizar-se e aceitar-se, com o seu corpo, a sua personalidade, qualidades, defeitos e com a sua experiência de vida.
A imagem corporal e a auto-estima
A imagem corporal que se tem durante a puberdade envolve três factores problemáticos que fazem com que um jovem se sinta impopular, inseguro ou sem confiança em si mesmo:
1• A aparência física: quando chegamos à puberdade, muitas vezes não estamos contentes com nosso corpo ou, como se fosse pouco, aparecem algumas espinhas na face. Estas mudanças podem trazer insegurança, mas é preciso saber que isto acontece com todas as pessoas do mundo que têm a mesma idade.
2• Os problemas criados pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias (erecções, menstruação, etc.).
3• Imagem corporal, identidade, auto-estima: isto fica a dever-se ao facto de ainda cada jovem não saber bem quem é nem quem será no futuro; por isso as crise de identidade geram baixa auto-estima. Quanto à imagem corporal, por causa das constantes mudanças, cada um ainda não consegue assimilar toda esta transformação.A satisfação com a imagem corporal vai ser atingida conforme puderem ir aceitando e conhecendo as habilidades que cada um possui.Por isso, o reconhecimento do próprio corpo, a aceitação e o desporto favorecerão a auto-estima e a segurança.


Adaptação do original de Diana García, inhttp://www.portaldafamilia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário