terça-feira, 31 de julho de 2007

Notícias de Espanha









Em 2050 a Espanha será o país com maior número de idosos do mundo.


Para evitar um "envelhecimento" do país, o governo espanhol pagará às mulheres, uma quantia de 2 500,00 euros para que possam ter filhos.


Desde a última segunda-feira, as mães do país podem solicitar a ajuda de custo estabelecida pelo governo para cada filho nascido ou adoptado a partir das 00.00h do último dia 3 de Julho.

O "Cheque-bebé" pretende ser uma proposta do actual governo de José Luiz Rodriguez Zapatero à crise populacional espanhola."Para continuar na senda do progresso, a Espanha precisa de mais famílias e com mais filhos. E as famílias precisam de mais apoio para ter esses filhos e de mais recursos para criá-los", tal foi a justificação dada durante o anúncio da medida no Congresso Nacional.


Perante a crise de natalidade, vários países europeus apoiam, financeiramente, as famílias de modo a terem mais filhos, pois que em todo o continente, já há mais idosos que crianças.


Em 1980, o número de crianças superava o de idosos em 36 milhões.


Em 2004, os maiores de 60 anos superaram numericamente os menores de 14.


A Espanha foi o último país a aderir à ideia do pagamento universal directo por filhos. Apesar disso, o país já incentivava a formação de famílias de outras maneiras.


Para as mães trabalhadoras, o governo dá 100 euros mensais até que o filho complete três anos.
É oferecido ainda um pagamento único de 450 euros para os filhos a partir do terceiro.
Quando a mãe tem um parto múltiplo ou uma família adopta, simultaneamente, dois ou mais filhos, tem direito a uma ajuda calculada a partir do número de filhos e do salário mínimo espanhol, cerca de 570,60 euros mensais.




Madrid, 17/07/2007

Sem comentários:

Enviar um comentário