segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Razões para sorrir


"Como é que consegue estar sempre com um sorriso no rosto?"
– O que faz para estar sempre tão contente? Perguntaram, não há muito tempo, a uma mulher famosa e bastante sensata.E ela explicou que também tinha, como todo a gente, os seus momentos de tristeza, de cansaço, de inquietude, de mal-estar.
– “...É que conheço o remédio para esses momentos: sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos ver alegres. Creio que quem não está sempre e apenas preocupado com sua própria felicidade e se dedica a ajudar na procura da felicidade dos outros, acaba por encontrar a sua própria, quase sem se dar conta! Por isso, as pessoas que se esforçam por sorrir, mesmo sem motivos, acabam por ter motivos para sorrir."
– E isso não é vontade de se enganar a si mesmo?
_ "Para sorrir dever-se alcançar um estado tal que a alegria possa invadir o seu coração. Caso contrário, será como uma máscara, é falso. O bom humor é uma vitória sobre o próprio medo e a própria debilidade. As pessoas mal humoradas escondem a sua insegurança ou a sua angústia atrás de um semblante brusco e distante, e com o tempo, isso acaba por se tornar um hábito e se converter num traço do seu carácter. Quando isso acontece, é bem mais difícil que o bom humor saia com naturalidade; tal não acontece porque se alterou aquilo que é da própria natureza humana, ou seja, a alegria. Desta forma, dever-se-á procurar sair desse círculo vicioso. e esta procura não é antinatural, muito pelo contrário: é o que pede a própria natureza."
–Contudo, fala dos efeitos de medos e debilidades mas, medos e debilidades todos temos...
– "É precisamente por isso que a diferença entre uns e outros está só no modo de os enfrentar. O sensato é fazê-lo com um pouco de bom humor, rindo-se um pouco de si mesmo caso seja necessário. Tudo o que se faz sorrindo, sempre nos ajuda a ser mais humanos, a moderar as nossas tendências, a ser mais capazes de compreender os outros e até a nós mesmos.É uma grande sorte ter à nossa volta quem saiba sorrir. E o sorriso é algo que cada um tem que construir, pacientemente, na sua vida. Existencialismo?... Não importa se assim ajudamos os outros e os ajudamos a construir!"
– Construir? Com quê?
–"Com equilíbrio interior, aceitando a realidade da vida, gostando dos outros, saindo de si mesmo, esforçando se por sorrir, mesmo que não tenham muita vontade. É algo que deve ser praticado com constância!"
– Mas não se pode encarar tudo na vida com bom humor. Existem muitas coisas que não têm nenhuma graça...
– "Mas, mesmo que não tenham graça nenhuma, sempre se pode tirar delas algum ensinamento, algum bem; mesmo que seja difícil de encontrar e que demoremos anos para entender... Em algumas situações, pode ser útil desenvolver a capacidade de aplicar o bom humor para neutralizar a carga trágica das contrariedades."
Autor: Alfonso Alguiló